quarta-feira, 23 de junho de 2010

O segredo da mandioca ...

Ai, que engraçado foi outro dia descascar mandioca ...rsss...
Nunca havia descascado e admito que mal lembrava como minha mãe descasca ... então, com a cara e a coragem, como tudo que faço na cozinha ( e que normalmente dá muuuuuuuito certo, diga-se de passagem ) fui descascar mandioca.

Hum, primeiro aquele " nojinho " de ter que lavar na minha cozinha linda e maravilhosa uma coisa assim, digamos, tão cheia de terra... e depois ter que descascar a coisinha que estava cheia de terra, que é dura e de casca dura.

Era sexta feira, e minha ajudante ( que é um doce de pessoa ) estava em casa , ela me olhando e eu me retorcendo para conseguir descascar, ela riu e pediu a faca para me ensinar como descascar. Eu dei um pulo e disse : " Ah, lembrei! È assim mesmo que minah mãe faz ! ", ela, claro, deu risada.Ela queria descascar tudo, mas não deixei, preferi aprender com minhas próprias mãos...hehe

A partir dali foi engraçado, porque realmente achei um pouco difícil ...rsss, e ela rindo da minha cara, me chamando de " Patricinha " ( affe ! como não gosto disso ! )mas eu quis fazer sozinha. E consegui.

Pronto aprendi :

A maneira certa é primeiro lavar , depois cortar a mandioca em pedaços de 10 cm , para facilitar , e em cada pedaço passar a faca na casca, no sentido do comprimento,com certa profundidade, assim, puxando, a casca sai mais fácil.
Após, lave novamente e deixe os pedaços em uma vasinha com água, para evitar o amargor, por alguns minutos.
Coloque em uma panela de pressão, com água cobrindo, um pouco de sal, e cozinhe por aproximadamente 20 minutos após iniciar o barulho da pressão.

Depois de cozida, pode servir como preferir : cozida somente com o sal,com manteiga, frita, no prato vaca atolada, em uma sopa de mandioca com costela, etc.

Segem fotos :




ULTIMAS PALAVRINHAS DA TATI :
No Rio de Janeiro a mandioca é conhecida como aipim e no sul como macaxera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário