quarta-feira, 26 de maio de 2010

10 questões sobre a decoração do quarto

Nesse ambiente, o que vale é garantir o conforto e um ambiente tranqüilo. A tarefa de conseguir uma boa noite de sono começa com a combinação de criado-mudo, cabeceira da cama e armários.

1. Qual a melhor opção para a cama box (1,58 x 1,98 m): cabeceira ou painel de madeira?

Depende. O painel ocupa menos espaço. "Ele terá entre 1,8 e 2 cm de espessura, enquanto uma cabeceira pronta costuma medir entre 5 e 8 cm", explica a arquiteta Vanessa de Barros. Ela sugere um painel de MDF fixado à parede, revestido de tecido, couro ou folha de madeira. A arquiteta Zoé Gardini recomenda um painel de madeira clara, ocupando toda a largura da parede. "Cobrir de espelho a faixa atrás das mesas laterais também ajuda a dar a sensação de que o espaço é maior", lembra. Se você não tem problemas com o tamanho do quarto, pode usar cabeceiras prontas.

Meus comentários :

Acredito que o painel revestido de tecido junta muito pó, e dificulta a manutenção. Troca precisa ser periódica.
Meu painel ocupa toda a parede, inclusive atrás dos criados, eu gosto.
Em se tratando de espelho, é sempre bom lembrar que ele deve ser colocado apenas se refletir algo bonito, um quadro, uma janela ,etc. refletir uma televisão, como aconteceria no meu caso, se colocasse um espelho , não fica bonito.


2. O criado-mudo deve seguir o mesmo acabamento da cabeceira ou posso misturar materiais?


Você pode misturar materiais. "Em geral, se as duas peças forem de madeira natural, é melhor usar tons próximos, em vez de associar claro e escuro", indica a arquiteta Cinthia Liberatori. Uma cabeceira de madeira fica ótima ao lado de uma mesinha de mármore ou de um gaveteiro de plástico colorido. Peças forradas de tecido ou couro aceitam a companhia de criados-mudos de cores semelhantes ao revestimento ou de tonalidades bem contrastantes. Exemplo: tecido terracota com móvel lateral branco. "Uma peça ousada e que vai bem com todas as camas é o criado-mudo coberto de espelho", finaliza Cinthia.

Meus comentários :

Preste bastante atenção na largura dos criados,em relação À cama e ao espaço disponível, pois, eu errei, e errei feio... por desconhecimento técnico , aprovei a largura dos criados no projeto dos móveis planejados, e hoje, de tão largos, para arrumar a colcha da cama, fica muito apertado.



3. Quais os tecidos mais indicados para os estofados e a roupa de cama de quem tem gatos em casa?


O designer de interiores Roberto Negrete responde com conhecimento de causa: ele é dono de duas felinas, Sami e Tuca, e já teve que mudar os tecidos de casa por causa delas. "O que mais deu certo foi usar sarja de algodão, camurça sintética e couro nos estofados e, sobre a cama, uma colcha de algodão com trama bem fechada", conta. Tecidos com relevos, como o jacquard, o gorgurão e o chenile, são esgarçados sem piedade. Um truque é destinar uma peça ao exercício de afiar as garras. "Eu tenho um tapete de sisal para isso", diz Negrete. Quanto aos pêlos, o decorador afirma que não há muito jeito. "Eles aderem mesmo aos tecidos." O paliativo é adotar panos de cores próximas às dos gatos, pois assim não se enxergam os vestígios, e passar aspirador de pó em casa diariamente.

Meus comentários :

Gato é danado ! Estraga mesmo os estofados , tapetes e colchas e os danos são irreversíveis.


4. É certo utilizar criados-mudos diferentes em cada lado da cama?

Segundo a designer de interiores Adriana de Barros Penteado, você pode adotar peças diferentes. "Mas cuidado com o excesso de informação visual", diz. Se um móvel for de estilo bem marcado, o outro deverá ter traços simples. Uma escrivaninha antiga aceita a parceria de uma mesa oval de madeira. Um jeito de acertar é escolher dois móveis que tenham pelo menos uma característica comum: o mesmo material, o mesmo tom ou o mesmo estilo. "Tudo fica mais fácil se o desenho da cama for discreto", completa.

Meus comentários :

Acho muito modernoso e charmoso criados-mudos diferentes. Mas eu , como gosto de tudo “ muito combinandinho “ como dia a mamãe Capille, tenho os dois iguais.



5. Posso colocar duas camas de solteiro com cabeceiras diferentes no mesmo quarto?

De acordo com a designer de interiores Tatiana Gubeisse, o ideal é usar camas iguais. Se não for possível, opte por cabeceiras com o mesmo tipo de desenho, madeira e acabamento. Caso você já tenha uma das camas e não ache outra semelhante, Tatiana aconselha fazer uma sob medida. E se você tiver duas diferentes, o marceneiro também poderá ajudá-la para que ambas fiquem parecidas. "Encapar as cabeceiras também é uma alternativa", complementa a decoradora Daniela Della Mana. Nesse caso, basta escolher um tecido e contratar uma tapeçaria.

Meus comentários :

Hum, concordo em gênero, número e grau.


6. Qual a profundidade mais adequada para uma prateleira sobre a cama?

Esse é um recurso charmoso, desde que não ultrapasse 25 cm de profundidade. Não é agradável sentir um volume proeminente sobre sua cabeça. "Normalmente a cabeceira tem 1,20m de altura. Então, considerando um pé-direito com 2,60m, uma opção é ter a prateleira a 1,90m, centralizando a peça com o que sobrou", sugere o designer de interiores Fernando Piva.



7. É possível instalar uma almofada no lugar da cabeceira?

Sim. Use a almofada presa por alças a um varão de cortina como cabeceira. O varão deve ser 5 cm maior do que a largura da cama, informa o arquiteto Francisco Viana, do escritório de Cynthia Pedrosa. "Prefira um varão de 1/2 polegada de diâmetro com ponteiras de desenho simples, o que garante um visual harmonioso", diz. Faça a almofada com a mesma largura do varão e a espessura variando entre 8 e 10 cm. A altura adequada da peça fica entre 40 e, no máximo, 50 cm. Para confeccioná-la, escolha um tecido que combine com a decoração do quarto.

Meus comentários :

Faça a idéia descrita acima, que deve ficar ótima, OU coloque manta sintética grossa, e após encape o painel de madeira,que você já tem , com um tecido ou couro . Fica lindo !


8. Qual a área mínima que deve ser observada entre os móveis do quarto?

Para uma boa circulação, trena nas mãos: preserve, pelo menos, 70 cm entre os móveis, a cama e o armário, por exemplo.
Meus comentários :
Adoro espaço para circulação !


9. Existe algum truque para fazer o quarto parecer maior?


Quando o ambiente não é muito grande, o uso de materiais transparentes faz toda a diferença. As designers de interiores Naomi Abe e Mônica Bacellar Tomaselli apostam nos vidros em prateleiras ("que ficam quase invisíveis"), muito branco, cortinas translúcidas e espelhos. "O ambiente monocromático, acrescido de transparências, dá uma sensação de amplitude", garantem.



Meus comentários :
Adorooooooooooo !!!


Fonte da entrevista : casa.com.br
Comentários : Tati bi Tati

ENTRADA FÁCIL : batata + cheddar + bacon

Gente, muitas são as opções de entradinhas fáceis e práticas para servir para visitas que chegam de ultima hora, ou em um dia corrido, um dia em que você preparou um prato principal muito elaborado, e prexisa de uma entrada que fique pronta em um Zás Tráz.

Tenho os meus segredinhos, e aos poucos colocarei aqui no blog, umas fotos bem fofas ( que preciso começar a tirar ) e as dias em detalhes.


A dia de hoje é muuuuuuuito simples , é quase quase um miojo, de tão rápida !

Tenho sempre em casa os ingredientes , justamente para fazer esta delicinha .




Para 4 pessoas :


* 1 pacote grande de batata frita ( prefiro sem o frisos, para ficar um pouco menos comum, do que " aquela " que comemos à toda hora )
* um pote de cheddar cremoso ( prefiro da Polengui )
* bacon ( aproximadamente 4 fatias )

Derreto o cheddar no micro ondas , em um recipiente de vidro , somente para ficar meno denso. ( cada micro tem uma potência, no meu , coloque de 30 a 40 segundos ).
Já o derreti na panela também, e deu certo.

Pico as fatias de bacon, frito sem óleo , porque a própria gordura do bacon é suficiente. Deixo os pedacinhos bem crocantes.

Coloco em um papel toalha absorvente.

No recipiente escolhido para servir, coloco as batatas, cubro com o cheddar e os pedacinhos de bacon.

Nota 10 ! Todo mundo adora ! Pode testar !

Um beijinho

segunda-feira, 24 de maio de 2010

FEIJÃO, LASANHA E CARNE DESCONGELADOS COM CARA DE FRESCO




Comer feijão , carne, lasanha descongelados é uma idéia que realmente não agrada muito.

Mas o que fazer com a quantidade que fazemos a mais ? Jogar fora ? Na na ni na nam.
Eu pelo menos, sempre faço comida a mais , é difícil acertar a medida para duas pessoas. Sempre sobra um pouco ...

Bom, o jeito é congelar, sempre em pequenas porções e descongelar de uma maneira que pareçam ser fresquinhas , para ficarmos com água na boca.

Nunca fiz curso de descongelado, tampouco li livros e sites especializados à respeito, as dicas a seguir são bem simples, mas é o que eu faço e dá certo !

Ao descongelar o feijão, frito a cebola e o alho, após, coloco um pouco de água quente e o feijão congelado, deixo em fogo baixo, pegando o sabor do novo tempero e engrosando o caldinho.

Ao descongelar carne de panela, capricho no novo tempero, refogo cebola, alho, temperinho pronto, e coloco um pouco de água quente. Como haverá adição de água,devolvo o aroma e o sabor , como se estivesse acabado de preparar.

Carne assada ou frango assado descongelado, para evitar de ficar ressecado, passo sobre eles um pouco de maionese , maionese misturada à sopa creme de cebola, ou rego com um pouco de suco de laranja, e levo ao forno.

Para lasanha, coloco em um recipiente um pouco fundo, com um pouco de molho de tomate em cima e aos lados , e adiciono leite também, e levo ao forno.

Se tiverem mais opções, me mandem, que adiciono no post.

Um beijin

MUITAS CENAS, DAS NOVELAS DA GLOBO, NÃO EXISTEM !

Novela é um estorinha que conta acontecimentos da vida, certo ?
Hum... ( pensando sobre o que escreci acima )
Vou reescrever :
Novela é um estorinha que conta acontecimentos da vida, de uma maneira florida, certo ?
Hum ... ( pensando mais um pouco )
Reescrevendo :
Novela é um estorinha que conta acontecimentos da vida,de uma maneira florida,com muitas invençoes,e cenas quase improváveis, certo ?
Hum, agora sim !

Vejamos algumas observações que faço, há um bom tempo.

O CAFÉ DA MANHÃ DAS NOVELAS, TODOS OS DIAS - QUASE IMPOSSÍVEL !



Na recente terminada novela " Viver a vida ", por exemplo, em que as mesas dos cafés da manhã, das casas da Tereza, da Ingrid e do Marcos, diariamente, eram postas com diversas opções, de frutas, pães, iogurtes, bolos, sucos, etc, me intrigam bastante. Afinal de contas, quem trabalha, precisa pegar trânsito para chegar ao serviço, levar as crianças ao colégio, marcar cartão, ir à um cliente, etc, teria a mínima possibilidade de sentar-se à mesa ( mesmo que preparado por uma ajudante ), tranquilamente, e usufruir de uma mesa posta de um lado à outro, com opções e quantidade que alimentariam uma dezena de pessoas ?

É claro que nos finais de semana, é bem possível colocarmos mesmo uma mesa adorável e deslumbrante, mas no dia a dia, vamos concordar que é realmente muito improvável !
E mesmo assim, somente nos finais de semana mais tranquilos, porque há uns, que são tão corridos....com tantos compromissos, idas às compras, etc.

O MARIDO QUE TOMA WHISKEY TODOS AS NOITES.

Na mesma novela, o Marcos e o Gustavo tomavam um copo de whiskey todas as noites, chegando do serviço.
Na vida real, seria bem difícil uma esposa admitir que o marido tomasse bebida alcóolica todos os dias. Eu não admitiria, nem embaixo d'água...rsss

FAZER AMOR, DEPOIS DE UM DIA INTEIRO DE TRABALHO, SEM TOMAR BANHO.

Imagina um casal totalmente apaixonado, feliz da vida, com o fogo da paixão aceso.
Este casal somos o Fê e eu, e mais um tantão de casais tchucurucutchuco por aí, mas, não imagino , nem nós, nem outros casais apaixonados, passar o dia todo trabalhando, suando, indo ao banheiro, saindo às ruas, pegando poluição, etc, chegar em casa, jogar-se na cama, nos lençóis limpos, e se amar. Ui !

Cadê o romantismo no meio do suor de um dia de trabalho ? Cadê a sensualidade em fazer amor, sabendo que você fez o number one, e o number two, e não tomou banho ? E o seu amor, provavelmente também ?

Hum, nada como chegar, tomar um banhozinho , de preferência juntos, ficar bem cheirosa, e totalmente livre e segura para amar !

E você, lembra de mais alguma cena, recorrente e absurda, das novelas ?

Beijinhossssssssssss e mais beijinhossssssss

ULTIMAS PALAVRINHAS DA TATI :

Comentei da novela " Viver a vida" porque é recente, mas isto tudo acontece em todas as novelas. Meio fora da realidade , não acham ?

ORGANIZANDO A ROTINA MATINAL




Hum, há quase 17 anos, tenho o costume de adiantar, na noite anterior, a minha manhã seguinte.
Antes disso, quem fazia isso por mim, era minha mãe ... a partir dos meus 15 anos, eu mesma comecei a fazer, e escrevendo este post, percebo que esta minha " maniazinha " de organização começou cedo...hehe

As pessoas perdem certo tempo, para escolher a produção do dia, preparar o café da manhã .

Na noite anterior, mesmo que eu esteja extremamente cansada, costumo escolher e separar a roupa do dia seguinte, a bolsa, brincos, pulseira, etc. Para um incoveniente de variação de tempo, penso também em um casaquinho que combine, para eu pegar caso necessário.

Penso também no que vou levar ao meu trabalho, para fazer a " boquinha" à tarde, separo a fruta, o pacote de biscoito ou o pedaço de bolo , o iogurte, enfim, tudo, tudo o que pretendo levar no dia seguinte. ( sim, sim, levo um monte de coisas, porque fico mastigando o dia todo....rsss ).

Para o café da manhã, deixo separado o que vou comer : o achocolatado, já misturado ao leite , as colheres de leite em pó, já na caneca, o pedaço do bolo, ou os biscoitos separados, etc.

Se eu preciso levar alguma coisa, uma pasta, um guarda-chuva, ou qualquer outra coisa, deixo no hall de entrada, assim evito esquecer.

Com tudo isso, me desenrolo rapidinho , rapidinho.

Já tentei, é claro, inserir este hábito ao maridex, deixar tudo separadinho para o café da manhã dele,e a roupa, mas ele prefere decidir na hora o que comer e o que vestir. Eu respeito ! Mas que , por vezes, ele parece uma barata tonta, indo e voltando para pegar as coisas, e algumas outras ele sai sem ter tempo de tomar café, ah, isso é verdade ! rsss

Tenta, você vai ver como é bommmmmm ! :0)

Um beijinho


ULTIMAS PALAVRINHAS DA TATI :

Uma outra coisa que costumo fazer, para ser prática, é ter na gaveta do serviço, o que não é perecível, e que gosto de comer, para levar somente o necessário diariamente : um pote de leite em pó, pacotes de biscoito, chocolates, um pote com aveia, um outro com farinha láctea.

As quase mil e uma utilidades do Bicarbonato de sódio




Tirar manchas de ferrugem dos tecidos, esfregue-os com bicarbonato de sódio misturado com um pouco de sumo de limão.

Tirar manchas de bolor da área do box, polvilhe a área com bicarbonato de sódio e depois lave-a, repetindo a operação se for necessário.

Limpar panela queimada , salpique o bicarbonato e umedeça. Após algumas horas, conseguirá lavar facilmente. Se a comida grudou, coloque água quente com duas colheres de bicarbonato, lave após um tempo.

Desentupir os canos ,jogue quatro colheres de sopa de bicarbonato no ralo, seguido de meio copo de vinagre.

Tirar manchas de tecidos antigos, como algodão e linho, amarelados pelo tempo, leve-os a ferver, numa panela com água, bicarbonato de sódio e sal de cozinha, por uma hora.

Tirar manchas de chá ou café do interior das xícaras e bules, esfregue-os com um pano úmido e bicarbonato de sódio.

Remover odor na geladeira , preparar uma colher de sopa bem cheia, com meio litro de água morna. Umedecer um pano limpo, limpar toda a área interna, depois passar um pano limpo e seco.

Limpeza da garrafa térmica , lavar a parte interna com água quente e bicarbonato de sódio para neutralizar o odor do líquido.

SER PRENDADA, OU NÃO SER ? EIS A QUESTÃO

Oi , voltei !hehe






Muitos dizem que sou prendada... que cuido bem da casa, gosto de cozinhar, faço artesanato, gosto de organização, de decoração, sou caprichosa, sei como organizar uma festa, como passar bem uma camisa, como arrumar uma boa mesa, etc, etc , etc.

As vezes me pergunto se sou mesmo assim, digamos, prendada. Porque, afinal, o que seria ser realmente prendada ?

Procurei então, no dicionário informal : Diz-se da mulher dotada de aptidões domésticas, mulher que é boa dona do lar, que vive para cuidar dos filhos e de casa.

Como tenho costume de saber de cabeça, alguns diálogos interessantes de filmes que gosto, lembrei-me então, de um diálogo do filme Orgulho e Preconceito.

Breve Sinopse do filme Orgulho e Preconceito :

Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet ,Elizabeth ( Lizzy ), Jane , Lydia , Mary e Kitty , foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro.
Porém Lizzy , personagem profunda, centrada, inteligente, deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai . Quando o sr. Bingley , um solteiro rico e bem educado, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Lizzy conhece o bonito e esnobe sr. Darcy . Os encontros entre Lizzy e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem, justamente porque Lizzy tem opinião forte e não cede à idéia de que mulher não deve ter postura e opinião própria.

Segue um breve diálogo , entre Mr. Darcy , Caroline ( preconceituosa ), Mr. Bingley e Lizzy , que vale a pena ser citado , pois elucida a questão de ser prendada :

Mr Bingley: _ Acho que vocês moças são tão prendadas! Vocês pintam mesas, tocam piano e bordam almofadas! Nunca ouvi uma moça que não dissesse ser prendada.

Mr. Darcy: _ A palavra é usada à toa. Não conheço mais de 6 moças realmente prendadas.

Caroline: _ Nem mesmo eu.

Lizzy: _ Minha nossa! Devem entender muitíssimo do assunto.

Mr. Darcy: _ Eu entendo.

Caroline: _ Certamente. Ela deve entender de música, saber cantar, desenhar, dançar e dominar as línguas modernas para merecer esse adjetivo. E possuir algo em sua postura e maneira de andar.

Mr. Darcy: _ E deve cultivar-se através de extensa leitura.

Lizzy (que estava lendo ): _ Não estou surpresa que só conheça 6 moças prendadas. É de se admirar que conheça uma!


Mr. Darcy: _ É assim tão dura com seu próprio sexo?

Lizzy: _ Nunca vi tal mulher. Deve ser uma coisa assustadora de olhar.

(Mr Bingley dá risadas).

Pois bem, refletindo um pouco acerca do assunto, com a mente aberta de uma moça do séc. XXI ( que trabalha e cuida da casa, do marido, dos assuntos da família ), e tomando por base o diálogo do filme citado, percebo que sou sim prendada. Mas, não mais do que as moças que não sabem fazer artesanato, cozinhar, ou arrumar bem a mesa ( coisas que eu sei ) ... e nem menos do que as que sabem bordar, tricotar ou costurar ( coisas que não sei ).

Somos sim, todas prendadas !!! Mas em algumas coisas, porque afinal, não somos e nem precisamos ser perfeitas ! O que é preciso é valorizarmos nossas habilidades e reconhecer nossas falhas e dificuldades , e não nos menosprezarmos por isto.

Tentar aprender o que não sabemos é sempre válido, mas sem a cobrança de que precisamos saber fazer tudo !

Poder contar com a ajuda da mãe, de uma amiga, da ajudante do lar ou do marido para alguma coisa que não sabemos fazer,ou ajudar com o que sabemos, é sempre uma boa oportunidade de vivência, de interação e de troca de conhecimento.

Concluo portanto que sou sim prendada, assim como você que está lendo o bloguito, que certamente, tem seus encantos, suas habilidades, seus adjetivos que são admirados pelas pessoas.

ULTIMAS PALAVRAS DA TATI :
Hum, fico meio sem graça quando falam que sou prendada, mas é sempre muito bom ser elogiada...hehe