segunda-feira, 24 de maio de 2010

SER PRENDADA, OU NÃO SER ? EIS A QUESTÃO

Oi , voltei !hehe






Muitos dizem que sou prendada... que cuido bem da casa, gosto de cozinhar, faço artesanato, gosto de organização, de decoração, sou caprichosa, sei como organizar uma festa, como passar bem uma camisa, como arrumar uma boa mesa, etc, etc , etc.

As vezes me pergunto se sou mesmo assim, digamos, prendada. Porque, afinal, o que seria ser realmente prendada ?

Procurei então, no dicionário informal : Diz-se da mulher dotada de aptidões domésticas, mulher que é boa dona do lar, que vive para cuidar dos filhos e de casa.

Como tenho costume de saber de cabeça, alguns diálogos interessantes de filmes que gosto, lembrei-me então, de um diálogo do filme Orgulho e Preconceito.

Breve Sinopse do filme Orgulho e Preconceito :

Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet ,Elizabeth ( Lizzy ), Jane , Lydia , Mary e Kitty , foram criadas por uma mãe que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro.
Porém Lizzy , personagem profunda, centrada, inteligente, deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai . Quando o sr. Bingley , um solteiro rico e bem educado, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Lizzy conhece o bonito e esnobe sr. Darcy . Os encontros entre Lizzy e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem, justamente porque Lizzy tem opinião forte e não cede à idéia de que mulher não deve ter postura e opinião própria.

Segue um breve diálogo , entre Mr. Darcy , Caroline ( preconceituosa ), Mr. Bingley e Lizzy , que vale a pena ser citado , pois elucida a questão de ser prendada :

Mr Bingley: _ Acho que vocês moças são tão prendadas! Vocês pintam mesas, tocam piano e bordam almofadas! Nunca ouvi uma moça que não dissesse ser prendada.

Mr. Darcy: _ A palavra é usada à toa. Não conheço mais de 6 moças realmente prendadas.

Caroline: _ Nem mesmo eu.

Lizzy: _ Minha nossa! Devem entender muitíssimo do assunto.

Mr. Darcy: _ Eu entendo.

Caroline: _ Certamente. Ela deve entender de música, saber cantar, desenhar, dançar e dominar as línguas modernas para merecer esse adjetivo. E possuir algo em sua postura e maneira de andar.

Mr. Darcy: _ E deve cultivar-se através de extensa leitura.

Lizzy (que estava lendo ): _ Não estou surpresa que só conheça 6 moças prendadas. É de se admirar que conheça uma!


Mr. Darcy: _ É assim tão dura com seu próprio sexo?

Lizzy: _ Nunca vi tal mulher. Deve ser uma coisa assustadora de olhar.

(Mr Bingley dá risadas).

Pois bem, refletindo um pouco acerca do assunto, com a mente aberta de uma moça do séc. XXI ( que trabalha e cuida da casa, do marido, dos assuntos da família ), e tomando por base o diálogo do filme citado, percebo que sou sim prendada. Mas, não mais do que as moças que não sabem fazer artesanato, cozinhar, ou arrumar bem a mesa ( coisas que eu sei ) ... e nem menos do que as que sabem bordar, tricotar ou costurar ( coisas que não sei ).

Somos sim, todas prendadas !!! Mas em algumas coisas, porque afinal, não somos e nem precisamos ser perfeitas ! O que é preciso é valorizarmos nossas habilidades e reconhecer nossas falhas e dificuldades , e não nos menosprezarmos por isto.

Tentar aprender o que não sabemos é sempre válido, mas sem a cobrança de que precisamos saber fazer tudo !

Poder contar com a ajuda da mãe, de uma amiga, da ajudante do lar ou do marido para alguma coisa que não sabemos fazer,ou ajudar com o que sabemos, é sempre uma boa oportunidade de vivência, de interação e de troca de conhecimento.

Concluo portanto que sou sim prendada, assim como você que está lendo o bloguito, que certamente, tem seus encantos, suas habilidades, seus adjetivos que são admirados pelas pessoas.

ULTIMAS PALAVRAS DA TATI :
Hum, fico meio sem graça quando falam que sou prendada, mas é sempre muito bom ser elogiada...hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário