domingo, 27 de junho de 2010

NO REINO PERDIDO DO BELELÉU



Ahá, como diria empolgado o Serginho Malandro... rsss

Comprei um livro que li na minha infância e fiquei muito emocionada. Quase o li todinho na madrugada de sexta para sábado, faltam apenas algumas pouquíssimas páginas.

Quero ter este livro para dar aos meus futuros filhos, mas claro, antes disso, emprestar ao meu lindo sobrinho-afilhado, que com quatro aninhos ( a serem completado no próximo dia 14 ), adora livros.

No Reino Perdido do Beleléu, um livro paradidático que aborda, de maneira lúdica, o tema da perda de objetos. Você já deve ter ouvido que tudo que se perde vai parar no Beleléu. Como fazer para encontrar um lugar que nem existe nos mapas?
Considerado altamente recomendável para a criança pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Vendido por R$ 22,00 pela Editora àtica (www.atica.com.br) , escrito por Maria Heloisa Penteado , da coleção Barra-Manteiga .

Assunto: Contos de fadas modernos
Nível: Ensino Fundamental
Série: 3ª e 4ª

ULTIMAS PALAVRINHAS DA TATI :
Fiquei de verdade emocionada quando o encontrei ! Nossa !

Embalagens retrô

Hummmm...que charme a nova , e charmosa, febre mundial das marcas lançarem embalagens retrô, estou adorando !

Piro quando vejo uma e fico admirando , admirando, admirando !

Uma das pioneiras na modinha , pelo menos que seja do meu conhecimento, é a manteiga Aviação, que não falta na casa dos meus pais, muito embora eu tente convencê-los à consumir uma margarina , por ser de gordura vegetal e fazer menos mal à saúde.



No ultimo Natal e Páscoa aconteceram os lançamentos das embalagens em lata do panetone e ovo de páscoa, e quero me matar , principalemente por não ter a lata de ovo de páscoa Nestlé, que ficaria uma fofura na minha cozinha :



O Leite Condensado Moça retrô não tem alteração na fórmula e nem no preço, são 5 opções de embalagens que remetem às que foram lançadas em 1937, 1946, 1957, 1970 e 1983.







O refrigerante Itubaína então, que há tempos não via À venda, ganhou um coro alegre aqui em casa : " I-tubaínaaaa, I-tubaínaaaa,I-tubaínaaaa ! ", toda vez que eu vou comprar, servir ou beber.Existem as versões normal e zero.



Até o sabão em pó Omo ganhou sua versão retrô :



ULTIMAS PALAVRINHAS DA TATI :

Aceito doação de uma lata vermelha Nestlé, pois nem vi no mercado, e a quero muuito, muuuuito, muuuito. rsss

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cuidar da casa com prazer ...



Amélia que era mulher de verdade ? As mulheres da década de 50 , as verdadeiras Amélias, cozinhavam, passavam, engomavam, lavavam, bordavam, cuidavam da casa e a mantinham um “ brinco “, mesmo com quatro ou cinco filhos correndo de um lado para o outro ... porém, sem vaidade ...

É bom que hoje em dia as coisas mudaram ... na verdade : Ufa ! Ainda bem !
Não precisei fazer aulas de bordado, pintura em pano de prato, não ficava como uma aprendiz de forno e fogão, nem de vassoura e rodo, e não iniciei meu caderno de receitas aos 11 anos, e mesmo assim, até que me dou bem na administração e cuidados com o lar.

Não tem segredo, você tão somente precisa lidar com os assuntos do lar de maneira prazerosa, encarar que a casa é sua e que , de verdade, há um certo orgulho e prazer em cuidar do que é seu, do seu jeito, à sua maneira.

Estar às voltas com listas de mercado, arrumações de armários, organização de closet, recolhendo as coisas espalhadas do amor , e entre panelas pode ser, como está sendo para mim, um aprendizado prático recente e porque não, mesmo assim, totalmente agradável.

Não se cobre em ser uma chef de cozinha, poupe-se de surtos e momentos de irritabilidade, tente, invente , permita-se errar, acertar, testar, provar, copiar.
Digo copiar no sentido de inspirar-se em receitas de família, recitas de internet, receitas fáceis deste bloguito, e em culinaristas que demonstram prazer em assuntos de forno e fogão como a desastrada e fofa Palmirinha, a desafinada Ana Maria Braga, simpática Kátia Fonseca, a delicada Nigela , o apressado Oliver ou o charmoso Olivier e inspirar-se nas mulheres de antigamente que faziam e aconteciam com uma agulha, um balde ou um pote de cera, porém, não se cobrar em ser igual, este é o segredo.

Cuidar da casa não é frescura, e nem lhe faz “ a Amélia “, mas despertar a vontade de deixar o seu lugar no mundo com a sua cara, transformar seu lar em um verdadeiro lar doce lar, é muito, muito bom. Eu amo !

quinta-feira, 24 de junho de 2010

PUDIM DE SORVETE

Sexta feira passada o meu amorzinho e eu fomos à casa de um casal amigo, e a parte feminina da casa está como eu, experimentando novas receitas e querendo sempre agradar, com muito capricho aos detalhes, o que sabem, que acredito ser muito importante !

Eles pediram pizza por ser uma sexta feira e depois do trabalho seria mesmo difícil preparar uma comida ou a prometida torta salgada...rsss. A pizza estava mara, mas a sobremesa, que ela mesma fez, ficou um escândalo de tão deliciosa !

Segue receitinha que farei o quanto antes, ah, e lembrei de tirar foto para mostrar aqui no bloguito !




Rende 10 porções - 45 minutos

Creme 1: 1 lata de leite condensado + 1 lata de leite de vaca + 3 gemas

Creme 2: 3 claras + 3 colheres de açúcar + 1 lata de creme de leite sem soro

Calda de chocolate:

6 colheres de chocolate em pó

6 colheres de açúcar 1/2 xícara de água


Creme 1:

Em uma panela misture os ingredientes

Leve ao fogo médio por cerca de 10 minutos, até engrossar, deixe esfriar e reserve

Creme 2:

Em uma batedeira, bata as 3 claras em neve, junte o açúcar e por último o creme de leite sem o soro
Junte esse creme ao creme 1;

Calda :

Em uma panela, misture os ingredientes da calda de chocolate, leve ao fogo e deixe engrossar
Caramelize uma forma para pudim com um pouco da calda, depois dos dois cremes misturados, coloque na forma e leve para o freezer por 24 horas
Para desenformá-lo esquente o fundo da forma na boca do fogão por alguns instantes
Regue o restante da calda de chocolate por cima.

Se algum dos seus convidados não aprecia muito chocolate, você pode deixar a calda de chocolate reservado, colocar o creme normal na forma, e quando for servir cada um coloca o quanto quiser da calda ou quem não quiser , nem coloca.

Gente, receitinha mara ! Eu garanto !

ULTIMAS PALAVRINHAS DA TATI :

Vale citar, como registro, que esta foi a primeira visita oficial que fizemos aos nossos amigos Andréa e Màrcio , as outras vezes fomos durante a reforma, processo de decoração, etc.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

LENÇOS UMIDECIDOS - HIGIENE FEMININA

Ahhhh adoro sentir-me limpinha e cheirosa o dia todo !

Desde minha pré adolescência minha mãe me ensinou a manter na bolsa uma pacote de lenços umidecidos na necessaire.

Antigamente não existiam os de intimidade feminina, mas eu usava os de bebê mesmo.

Hoje, muitas são as marcas de lenços umedecidos especialmente desenvolvidos para manter a higiene feminina o dia todo : Intimus, Dermacyd, Vagisil e os outros de bebê tão eficazes quanto : Kleenex, Johnsons, Banho de Gato ( Avon )e etc.

Assim como os de cuidado com o bebê, são ginecologicamente testados não havendo risco algum para saúde íntima da mulher, com um cheiro suave a agradavél e muito eficazes no combate de odores na parte íntima , remoção de maquiagem ou na limpeza das axilas, para a reaplicação do desodorante, no meio do dia, ou antes daquela esticadinha para um happy hour.

Ah, fala sério, quando vejo alguem reaplicando o desodorante antes de tirar a ultima aplicação, me dá até arrepios...huahaahuhauah --- nojinho !

Ter um pacote ou um frasco dos lenços umidecidos na gaveta do criado mudo e do armário do banheiro é sempre muito útil também ... vocês me entendem...hehe









Um beijooooooooooooooooo

MIOJO ESPECIAL : RÁPIDO E FÁCIL

Miojo é comida de preguiçoso ou de quem não tem a menor habilidade na cozinha , certo ?

Na verdade, mais ou menos ! Se você caprichar pode tornar o miojo em algo prático, porém nota 10 !

Meu amado marido, enjoadinho que é, não gosta de miojo , mas quando invento para mim, uma receitinha de miojo, faço para ele, em uma próxima oportunidade com macarão " normal " , que também não dá trabalho nenhum ... e ele adora.

Normalmente faço o miojo com molho de tomate misturado à atum sólico, iscas de filet ou calabresa fatiada, e estas receitinhas fáceis ficam delicosas.

Utilizo o pó de tempero do miojo para temperar o molho.

Semana passada inventei uma receita delicinha :



Prefiro o miojo do tipo talharim, que é mais saboroso.
Preparo-o normalmente, escorro a água e o coloco em um prato, individualmente.

Em um recipiente preparei uma mistura de presunto, mussarela, tomate , cebola e salsinha picados, temperada com um pouco de sal e um pouco do temperinho do miojo.

Para variar, como gosto de pratos bonitos, por parecerem mais apetitosos, coloco a mistura em cima do miojo, e levo ao microondas para derreter.

Fica lindo e saboroso demais ! EXPERIMENTEM.

Outro dia fui à casa do meu tio, fiz para ele , e adivinhem : ele amou ! No dia seguinte fez para a noiva dele que também amou !

Um beijo amoressssssssssss e boa comilança !

ULTIMAS PALAVRINHAS DA TATI :

Prometo tentar lembrar de tirar mais fotinhos dos pratos que preparo !

FOFURAS E DETALHES NO DIA DOS NAMORADOS

Hum, sou romântica e isto não é segredo , hehe.

Prefiro ficar em casa no dia dos namorados para fazer o que quero , do jeito que quero e não pegar fila de espera.

Fomos jantar fora na sexta feira, dia 11 de junho, porém no dia 12 de junho ficamos em casa mesmo ... suuuuper apaixonados e felizes, relembrando momentos felizes, românticos e como foram as comemorações dos anos anteriores.

Capricho, fofura, detalhe , musica de fundo e amor : receitinha básica de uma noite romântica.

Coloquei toalhas vermelhas, com corações no banheiro, o coração de pelúcia que dei ao Fê há 7 anos ,em cima da cama , flores na casa e uma mesa linda !

Vejam as fotos :










ULTIMAS PALAVRINHAS DA TATI :
Ahhhhhh o amor merece estas fofuras....

O segredo da mandioca ...

Ai, que engraçado foi outro dia descascar mandioca ...rsss...
Nunca havia descascado e admito que mal lembrava como minha mãe descasca ... então, com a cara e a coragem, como tudo que faço na cozinha ( e que normalmente dá muuuuuuuito certo, diga-se de passagem ) fui descascar mandioca.

Hum, primeiro aquele " nojinho " de ter que lavar na minha cozinha linda e maravilhosa uma coisa assim, digamos, tão cheia de terra... e depois ter que descascar a coisinha que estava cheia de terra, que é dura e de casca dura.

Era sexta feira, e minha ajudante ( que é um doce de pessoa ) estava em casa , ela me olhando e eu me retorcendo para conseguir descascar, ela riu e pediu a faca para me ensinar como descascar. Eu dei um pulo e disse : " Ah, lembrei! È assim mesmo que minah mãe faz ! ", ela, claro, deu risada.Ela queria descascar tudo, mas não deixei, preferi aprender com minhas próprias mãos...hehe

A partir dali foi engraçado, porque realmente achei um pouco difícil ...rsss, e ela rindo da minha cara, me chamando de " Patricinha " ( affe ! como não gosto disso ! )mas eu quis fazer sozinha. E consegui.

Pronto aprendi :

A maneira certa é primeiro lavar , depois cortar a mandioca em pedaços de 10 cm , para facilitar , e em cada pedaço passar a faca na casca, no sentido do comprimento,com certa profundidade, assim, puxando, a casca sai mais fácil.
Após, lave novamente e deixe os pedaços em uma vasinha com água, para evitar o amargor, por alguns minutos.
Coloque em uma panela de pressão, com água cobrindo, um pouco de sal, e cozinhe por aproximadamente 20 minutos após iniciar o barulho da pressão.

Depois de cozida, pode servir como preferir : cozida somente com o sal,com manteiga, frita, no prato vaca atolada, em uma sopa de mandioca com costela, etc.

Segem fotos :




ULTIMAS PALAVRINHAS DA TATI :
No Rio de Janeiro a mandioca é conhecida como aipim e no sul como macaxera.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

IDÉIAS DE PETISCOS PARA ASSISTIR AOS JOGOS DO BRASIL




Dias corridos , muitos afazeres e pouco tempo para o bloguito ... ahhhh, que pena !

Postagem rápida e básica hoje .

Se sua família ou amigos irão assistir à algum dos jogos do Brasil em sua casa, antes de mais nada : seja uma boa anfitriã e entre no clima da festa !

Eu não havia comprado nada verde-amarelo para a casa, até que no domingo passado minha família disse que iriam ao meu apto para assistir ao jogo ... maridex bagunceiro e eu ficamos super felizes claro, mas... tive que correr atrás do prejuízo, já que o jogo era na terça feira e eu não tinha nada no climão Copa !

Comprei fitinhas verde-amarelas, coloquei na sacada, comprei baldinho de pipoca e panos de prato com a bandeira do Brasil,chapéus, as irritantes vuvuzelas, camisetas, potes nas cores da bandeira...

Fiz uma mesa com talheres , jogo americano verdes e copos verdes ( isso eu tinha em casa )... não tinha nada amarelo...rss... mas o verde fez bonito !

O cardápio foi bem simples .

*** durante o jogo : pipoca , biscoito de polvinho, refrigerante e suco ( minha família não costuma beber cerveja, etc, mas se a sua bebe, não pode faltar ! )

*** no intervalo : brusqueta de presunto e queijo, pão de queijo, frios , bolo, chá, suco e refri.

Todos gostaram muito !

Uma ótima idéia é mesclar o momento caipira com o da Copa e servir petiscos juninos como caldo verde, cuscuz, arroz doce, doce de abóbora, pé de moloque , etc ... é o cardápio que minha mamis fará domingo, no próximo jogo...delicinha !!!

Um beijin

*** Ultimas palavrinhas da Tati :
Fazer brusqueta é muito fácil ... esqueci de tirar foto ... mas prometo colocar o passo a passo no bloguito.