terça-feira, 16 de março de 2010

CUIDE DE SEU ANIMALZINHO NO APARTAMENTO




MEU CACHORRINHO AMADO WILLOW



Para quem mora em uma chácara, sítio, ou casa espaçosa, com quintal, terraço, garagem, jardim ( como é a casa dos meus pais) é muito fácil ter um animal de estimação, mas em apartamento .... hummm... as coisas são BEM diferentes !

Bem, vou focar mais em cachorros, pois foi com esta espécie ( maravilhosa) de animal que eu sempre convivi e amo de paixão.

Para ter um cachorro, é preciso saber as necessidades da raça, o temperamento, o tamanho que fica na fase adulta, etc , para poder cuidar bem e fazer seu animalzinho feliz !

Os cachorros precisam de espaço para correr, se exercitar, gastar energia ... e gostam de companhia, atenção, conversas, interação, afinal, são animais, originalmente sociáveis.

Saiba que o cachorro, seja da raça que for, fica totalmente infeliz se não tiver companhia, ficar sozinho o dia todo, não passear e por isso começam a latir, roer, fazer xixi ( onde não devem ) ... isso é como um protesto, uma válvula de escape, uma maneira de chamar a atenção, uma bagunça pois não tem o que fazer !

Converse com ele, faça carinho, brinque, corra com ele, dê atenção, reserve espaço para as necessidades, garanta-lhe espaço , dê passeios diários na rua, praça ou parque para que ele se exercite , ofereça brinquedinhos ( como ossos de couro ) para que ele possa roer, deixe-o ter contato com outros animais. Você é o responsável por ele e tem obrigação de oferecer boa qualidade de vida à ele !



- " Ah, meu apartamento é grande, vou comprar uma raça grande ! " . Ah é ? Cães grandes são de caça, por isso, seu extinto é de correr, latir, cavar, farejar... e os seus móveis , como ficam ? Por isso, pense bem ....

- " Ah, a raça labrador, do filme Marleu & Eu é tão linda, quero um ! " . Mais uma vez pergunto : Ah é ? O labrador é suuuper ativo , suuuper agitado, suuupr espaçoso , acha mesmo que combina com apartamento ? Pense muito bem ...

As raças mais indicadas / adaptadas à apartamento são : poodle, yorkshire, maltês, fox terrier, shnauzer, pinscher, dachshund, entre outros de raças pequenas ou médias.

Não se esqueça que você tem vizinhos , cuide para seu amiguinho peludo não incomode a vizinhança, ok ?

Resumindo : antes de ter um animal, seja qual for, pense muito bem e se decidir ter, cuide muito bem !!! Afinal ele se torna seu amigo, seu companheiro, um membro da família !!!! Faça-o feliz ! Retribua o que ele faz por você, com todo carinho e gratidão...

beijitos em vocês e nos seus "au au's"

ULTIMAS PALAVRINHAS DA TATI :

Se eu tenho um cachorrinho ? Tenho sim, ele tem 11 anos, é um Yorkshire chamado Sir Willow VII By Real Felow ( não fui eu que inventei, veio no pedigree dele ), e eu o amooooooo demais da conta MAS depois que casei, o deixei na casa dos meus pais, por ter mais espaço e a companhia da minha mãe e sobrinho o dia todo... imagina se eu ia deixá-lo sozinho o dia todinho ? NUNCA ! O amo demais para privá-lo de espaço e companhia, somente para ficar comigo e o maridex , pouquíssimas horas , só à noite !

Nenhum comentário:

Postar um comentário